sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aniquilando sua Zona de Conforto em 4 Etapas - A Chave para o Aprendizado de Idiomas

Aprender um novo idioma enquadra-se no perfil das coisas que requerem uma quebra abrupta de nossos conformismos, achismos e preguiças. Em outras palavras, requer nossa saída da conhecida e adorada “Zona de Conforto”. Sair da zona de paralisação, inércia e conforto não é absolutamente algo que podemos fazer sem observar alguns detalhes de nossa própria essência humana. Para se ter um arsenal que seja suficiente para travar guerra e vencer de uma vez por todas esta praga, precisamos entender e decodificar e superar quatro etapas cruciais
.
Primeira Etapa: Vencer o medo.
Não me tomem por louco. É claro que não é possível nem plausível viver sem nenhuma espécie de medo. Pelo contrário, é benéfico. O que não podemos permitir é que os medos sobrepujem nossos objetivos, e aqui eu não digo nem “vontades” porque nem toda vontade é de fato boa, mas todo objetivo é algo que foi devidamente filtrado e passado pelo crivo da lógica e da razão. Os medos boicotam nossos objetivos de diversas formas: medo do que os outros vão pensar, medo de falhar, de nos expor, de admitir nossas fraquezas, entre outras. Portanto tenha em mente que a sua Fluência é algo que deve ser construído em cima das suas aspirações como ser humano, não como fuga do senso comum ou motivada em agradar somente os outros. Livre-se desses medos o quanto antes. Quando sentar-se para estudar tenha em foco tudo o que te motiva, se houver um pouco de vaidade no processo, não tem problema desde que ela não se sobreponha a desejos mais sólidos, tais quais, crescer na vida, aumentar sua capacidade de se comunicar, estar mais preparado para o mercado de trabalho, etc.
Segunda Etapa: Renegue-se a si mesmo.
É claro que essa é outra afirmação que deve ser analisada com todo cuidado. Como seres humanos, somos influenciados por uma serie de sentimentos negativos que chegam e vão sem pedir licença e nem marcar hora. Esses sentimentos nos prejudicam em tudo aquilo que requer um pouco (ou muito) mais de nós. São eles, a preguiça, a dependência (vícios), a passividade para com a rotina, a arrogância, o medo, o orgulho e a vaidade. Para que possamos evoluir de forma eficaz e rápida, precisamos estar cada vez mais libertos de tais hábitos.
Terceira Etapa: Encontre Boas Influências
É vital para sua jornada pelas terras do aprendizado estar rodeado ou bem influenciado por gente que te inspire bons sentimentos. Hoje podemos aumentar nossas inspirações sem correr tanto risco, pois há uma vasta quantidade de pessoas inspiradoras internet a fora. Procure por aquelas que compartilham de suas paixões, se você está lendo este artigo é provável que seu objetivo seja atingir a tão desejada fluência em inglês.Se é esse seu caso eu tenho uma boa notícia para você: A fluência em inglês está mais perto de você quanto provavelmente jamais esteve de seus pais. Digite as palavras ‘aula’ e ‘Inglês’ no Youtube e veja as várias possibilidades, ou visite meu canal =). Todavia não podemos descartar a importância de se cultivar amizades físicas com interesses em comum. Faça colegas que pratiquem inglês com você e veja os resultados dessa parceria.

Quarta Etapa: Siga o conselho do grande Thomas A. Edson
“O sucesso é composto de um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”. É isso mesmo. Transpire. Corra atrás. Assista a filmes, vídeo clipes e entrevistas em inglês, provoque-se a si mesmo descobrindo nomes de coisas ou maneiras de se traduzir certas expressões em inglês. Faça dessa necessidade ou vontade uma aventura única e inesquecível, uma razão para ser melhor hoje do que foi ontem. E acima de tudo, ser feliz. Boa Jornada!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário